segunda-feira, 23 de maio de 2011

[RESCALDO] 13º Raid Alvalade - Porto Covo

Ora boas!



Por mim, continuo a bater a pata, é mm a melhor volta dada entre malta amiga de sempre.
Alvalade - Porto Covo, melhor que qq tipo de Prova ou Competição ou Maratona ou sei lá que mais, trás acima o espírito de camaradagem que deveria existir em qq evento deste calibre.
Desde a voltinha domingueira a um Serpa 180 ou uma SpotZone PTG.
Que se lixem as taças e as medalhas e vamos curtir que foi para isso que se comprou a bina e se arranjou um grupo porreiro de malta para acompanhar.

Este Raid tem tudo isso, o gajo que perde meia hora para desenrascar um amigo (que nunca viu na vida, e o mais provável será nunca mais ver), dar a única câmara de ar ou a ultima barrita.
Em suma, ajudar um "irmão" bikolico que está na mó de baixo, porque á frente algum fará o mm por nós.
E gostem ou não, é assim que este raid funciona, e na minha opinião era assim que todos os eventos deveriam funcionar. Afinal, somos tão poucos a saltar da cama para dar cabo do corpo nestas brincadeiras!!!!

Mas voltando ao que interessa, mais uma vez este pessoal organizou uma festa de Arromba com cerca de 1900 amigos, aonde não faltou nada.
Começa logo com um secretariado que funciona mm, e um "desdejum" com tudo e tudo, mm à maneira.



 9.00, avisa-se a malta e quem está, está! Arranquemos!
Este ano o percurso foi semelhante ao que tinha feito á 2 anos:
Saída a caminho dos Arrozais, e daí para Sº Domingos, onde era o 1º Abastecimento.
Daí seguimos para a Barragem de Campilhas, este ano sem o trajecto junto à lagoa, mas com uns trilhos de mato muito á maneira.
Atravessada a barragem, entravamos na Serra do Cercal, num sobe e desce muito aceitável até à vila para um ultimo abastecimento, onde acabaria a "moleza"
Depois era só trepar o Cercal, propriamente dito, descer o Amazonas e seguir para Porto Covo a caminho do Porto de Abrigo como costume.
+/- Isto.


 Por partes, claro está, grande confusão na saída, afinal não se metem 2000 manos a andar assim de qq maneira, mas a passagem pelas ruas de Alvalade tem aquele gostinho especial de ter a malta toda a puxar por nós.


Ao fim de uma boa esticadela de uns 7 Km entramos no mato e lá está o sobe e desce do costume em terrenos bem areados, mas tb a malta ainda vai fresca e marcha bem.



Atravessada esta zona entramos nos Arrozais, e daí e sempre a esgalhar em estradão até Sº Domingos, para o 1º Abastecimento.






Um bocado de descanso, agua e fruta com fartura, e siga que se faz tarde.
Esta segunda "etapa" um bocado mais "durinha", sempre ligeiramente a subir, algumas rampas, mas nada do outro mundo.



 Sempre em estradão no mato e com aquela "inclinaçãozinha" que não dá para parar de pedalar, lá se vão galgando os km a caminho de Campilhas para as sandes de carne assada.
Bons trilhos, alguma areia, mas muito menos que de inicio, e algumas rampas para um gajo desenjoar.




 Já em Campilhas, mais agua e fruta (e a tal sandes, né), até por que o calor começa a apertar, arrancamos para o Cercal.


Vai de trepa, e um bocado em plano para descansar e sai mais uma trepa com uma cova para dar "pica".
E mais ou menos isto ao longo de uns 7 km até à vila do Cercal, ultimo apoio. (Onde mandei a agua ás favas e fui mm à procura duma "Mine")


Estava perante a "pior" parte da Volta.
Subir o resto do Cercal, trepar com vontade até ás antenas para depois então curtir umas belas rampas e a melhor parte (na minha opinião), atravessar o Amazonas com poças pelos joelhos. C'a Luxo.



As rampas lá foram meio a pé, meio andando, já com uns 50 Km na perna. Mas o Amazonas tinha que ser feito com a "peidola" no ar, e a esta altura já vinha pouca gente nos trilhos, a vai de curtir por ali abaixo como se não houvesse amanhã.
Fora de serie.




Para o fim ficou o estradão já junto ao mar, tb este bem areado, passando ao largo da Ilha do Pessegueiro, e sempre a aviar até Porto Covo, com a tradicional passagem na praia do porto de abrigo e o empeno que se segue até à meta.
E acabada a brincadeira, para mim. Ainda houve amigos que seguiram para a segunda parte da "sova" até Alvalade, sob um "solinho" de alguns 40º.



Por mim, fiquei com uma "estalada" de 70 Km feitos em pouco mais de 5h, e considerando que tou uma lontra na balda, não tá nada mau.


1 abraço

2 comentários:

  1. Boas Grande Orlando gostei muito de ler o teu rescaldo sobre a vossa prova em Alvalade - Porto Covo, tive muita pena de não ter podido participar mas para o ano que vem espero poder participar.
    Um Grande Abraço
    Pedro camarinhas

    ResponderEliminar